segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Livros

Olá pessoal,

Tendo em vista a crescente publicação e divulgação de livros relacionados ao esporte gostaria de inaugurar o blog com um post sobre os diversos livros que li durante o ano de 2009. Segue abaixo a lista com um breve comentário sobre cada um deles.

Título: Natação
Autor: Steve Tarpinan
Comentário: O livro é voltado para atletas que estão iniciando e querem aprender um pouco mais sobre técnica de nado, exercícios e montagem dos primeiros treinos.

Título: Lance Armstrong - Programa de treinamento
Autor: Lance Armstrong e Chris Carmichael
Comentário: O livro é muito interessante e apresenta os principios de treinamento para o ciclismo. São apresentados os treinos realizados por Lance e diversas dicas dadas por esse "monstro" do ciclismo.

Título: Construindo um atleta vencedor - uma abordagem psicofísica do esporte
Autor: Renato Miranda e Maurício Bar Filho
Comentário: Este livro aborda os principais estados psicológicos de um atleta além de discutir a motivação, ansiedade e estresse. Recomendado para todo atleta tendo em vista que os fatores psicológicos afetam e muito o rendimento e desenvolvimento do atleta.

Título: A semente da vitória
Autor: Nuno Cobra
Comentário: O livro é bem interessante principalmente pela maneira de abordar os assuntos relacionados a saúde, sono e alimentação. Com esse livro é possível fazer uma análise sobre nossa vida, o esporte e a saúde.

Título: Triathlon Revolution - Training, Technique and Inpiration
Autor: Terri Schneider
Comentário: O livro apresenta a base do triathlon que reune natação, ciclismo e corrida. Ao longo do livro a autora apresenta os primeiros passos neste esporte, os equipamentos necessários, nutrição, treinamento de força, aspectos psicológicos entre outros assuntos. Recomendado para todos aqueles que estão iniciando.

Título: Treinamento desportivo para nadadores de alto nível
Autor: V. Platonov
Comentário: Excelente livro para todos aqueles que querem se aprofundar no treinamento avançado de natação. O autor aborda todas as fases de treinamento (ciclos) utilizando os grandes nadadores como exemplos além do treino realizado por eles. Recomendado a todos que já tem conhecimento básico de natação e querem entrar na fase de contrução dos treinamentos.

Título: Natação Total
Autor: Janet Evans
Comentário: Livro recomendado para aqueles que estão iniciando e para os mais avançados na natação. A autora aborda a parte essencial (acessórios, técnicas) e a parte do treinamento além de inúmeros treinos já preparados de acordo com o nível de cada atleta.

Título: Treinamento desportivo - Estruturação e Periodização
Autor: Antônio Carlos Gomes
Comentário: Livro indicado a todos que querem entender e começar a montar seus próprios treinos sejam eles na natação, ciclismo ou corrida. O autor aborda todas as fases do treinamentos (ciclos) com exemplos.

Título: Natação - Exercícios de técnica para melhoria do nado
Autor: Rubens Guzman
Comentário: Livro todo ilustrado focado em exercícios para melhorar a técnica. Indicado para iniciantes da natação.

Título: 50 maratonas em 50 dias - segredos que aprendi correndo
Autor: Dean Karnazes
Comentário: O livro relata as 50 maratonas corridas em 50 dias em 50 estados americanos por Dean Karnazes além de dicas dadas pelo autor. Recomendado para todos os amantes da corrida. Emocionamente e motivador.

Título: O ultramaratonista
Autor: Dean Karnazes
Comentário: O livro relata as principais ultramaratonas percorridas por Dean Karnazes e como o autor começou a correr. O livro é sensacional. Recomendo a todos os amantes e praticantes da corrida.

Título: Guia completo para corrida em trilha
Autor: Dagny Scott Barrios
Comentário: Livro recomendado a todos os iniciantes na corrida em trilha (Trail Run). O livro apresenta os equipamentos básicos, técnicas de corrida, alimentação, primeiros socorros entre outros temas importantes para se começar nas trilhas e chegar nas ultramaratonas.

Título: Corrida para mortais
Autor: John Bingham e Jenny Hadfield
Comentário: Livro recomendado a todos os iniciantes da corrida de rua. O livro aborda temas como: fundamentos da corrida, os primeiros treinos, flexibilidade, competições e planilhas para 5 e 10km. Indicado para todo iniciante na corrida de rua.

Título: Sem limites - A incansável busca do prazer de vencer
Autor: Michael Phelps e Alan Abrahamson
Comentário: Indicado a todo nadador e amante da natação. O livro relata a vida de Phelps desde criança até se tornar o fenômeno ganhador de 8 medalhas de ouro em uma só edição de jogos olímpicos. Excelente.

Título: Run Less Run Faster
Autor: Bill Pierce, Scott Murr e Ray Moss
Comentário: O livro aborda uma nova maneira de treinar a corrida de rua visando um menor número de seções por semana com uma intensidade maior aliada com "cross-training". Muito interessante a metodologia utilizada. Este ano saiu uma versão traduzida do livro.

Título: Maratonando - desafios e descobertas nos cinco continente
Autor: Rodolfo Lucena
Comentários: O autor relata neste livro algumas de suas corridas em diversos países do mundo. O livro é bem interessante e faz uma viagem por lugares maravilhosos. Recomendado a todos os praticantes e amantes da corrida de rua, principalmente os que gostam de desafios.

Título: Segredos de um ultramaratonista - Histórias de um campeão
Autor: Valmir Nunes
Comentários: O autor relata neste livro algumas de suas corridas (ultramaratonas) e os caminhos que o levaram a se tornar um campeão nas longas distâncias. Muito bom o livro.

Título: +Corrida
Autor: Rodolfo Lucena
Comentário: O livro consiste em uma coletania de vários artigos postados no seu blog.

Título: Corrida - Teoria e Prática do Treinamento
Autor: Alexandre Machado
Comentário: O livro aborda os principios do treinamento e os testes físicos que podem ser realizados incluindo as fórmulas e metodologias para calculo de VO2, FCM entre outros parâmetros. Muito bom.

Título: Corrida - Ciência do treinamento e desempenho
Autor: Eric Newsholme, Tony Leech e Glenda Duester
Comentário: Livro recomendado a todos aqueles que querem se aprofundar e entender os mecanismos internos do corpo, geração de energia, respiração, testes físicos, nutrição entre outros. Todos os temas são abordados de forma aprofundada e requerem conhecimento básico.

Título: Ciência do Treinamento - modelização matemática da performance
Autor: Sérgio Bastos Moreira
Comentário: O autor apresenta fórmulas e modelos matemáticos para calculo e estimativa para a fisiologia em provas longas, percentual de gordura, VO2 e inúmeras outras variáveis. É necessário conhecimento básico de fisiologia e matemática. Muito bom.

Título: Fisiologia do Exercício - Energia, Nutrição e Desempenho Humano
Autor: McArdle e Katch
Comentários: Bíblia da fisiologia do exercício. Recomentado a todos que querem se aprofundar e entender a fisiologia do exercício.


Esses foram os livros que li durante o ano de 2009 relacionado ao esporte. Os comentários sobre os livros foram breves e caso alguém tenha interesse em obter mais informações sobre alguma obra acima citada fique a vontade para perguntar ou mesmo comentar sobre algum livro que já tenha lido e que recomenda. Esses comentários serão muito útil para outras pessoas.

Um forte abraço a todos e bons treinos!!!

domingo, 27 de dezembro de 2009

Seja Bem Vindo!!!

Olá pessoal,

Estou inaugurando hoje o meu Blog e convido a todos a participarem!!!
Este espaço foi criado com o objetivo de compartilhar experiências, discutir assuntos técnicos, competições, reportagens e demais temas relacionados ao esporte.

Um forte abraço a todos

Em breve o primeiro Post.