domingo, 29 de agosto de 2010

Longo de 60km

Olá Pessoal,

Neste fim de semana fiz meu segundo treino longo para a Ultra Maratona de Los Andes que está cada vez mais perto. Foi um treino de 60km ao longo das montanhas próximas de Belo Horizonte.

O treino começou as 6:00 da manhã saindo do Alphaville em direção a Piedade do Paraopeba. No início um longo trecho em declive. Foram 12km até Piedade do Paraopeba. Segui em direção a Casa Branca em um percurso variado com grandes subidas e descidas. Como o treino era muito longo procurei manter o ritmo leve em torno de 6:30/km. Nestes treinos é muito importante manter o ritmo controlado e não abusar da velocidade pois pode sair caro no final.

Chegando em Casa Branca já estava com 22km e me sentindo muito bem. Tomei a estrada em sentido a Brumadinho e segui em frente. A idéia era percorrer 30km e em seguida iniciar a volta. E assim foi. Quando o GPS marcou 30km comecei o retorno. O calor junto com a baixa umidade e a grande quantidade de poeira fazia a garganta ficar seca o tempo todo. Procurei manter a hidratação e ingestão de sais e carboidratos para evitar problemas posteriores.

De volta a Casa Branca parei rapidamente em um mercado para comprar água, isotônico e coca-cola (funciona muito bem em treinos longos). Neste momento já estava com 38km e comecei a perceber que as pernas já não eram as mesmas e as dores começaram. Em treinos longos as dores são inevitáveis e o mais importante é manter o foco e seguir em frente. Não deixe a cabeça tomar as rédeas do jogo pois ela pode te derrubar em questão de instantes. A tendência natural do corpo é a situação de conforto e com isso você pode acabar desistindo achando que não está em condições, mas está sim.

Retornando para Piedade do Paraopeba fui negociando com o corpo alternando caminhada com corrida e tentando aliviar e não pensar nas dores. Cheguei em Piedade do Paraopeba por volta das 12:00 e o calor estava muito forte. Já estava com 48km percorrida e com aproximadamente 6 horas de treino. Fiz uma parada rápida no mercado para comprar novamente água, isotônico e a tão sonhada coca-cola (Estava pensando nela nos últimos 5km e já havia prometido para o corpo uma bem gelada).

Os últimos 10km eu já sabia que seriam os mais duros. Era uma longa subida de 6km e muito íngreme. Não conseguia correr e não insisti. Caminhei e caminhei muito. De Piedade do Paraopeba até o Alphaville tem mais de 500m de desnível e após 50km parecia que estava subindo o Everest. Fui em frente e procurei me manter motivado. Consegui correr um pouco no trecho final que é plano e após 7 horas e 46 minutos cheguei no Alphaville completando os 60km.

Missão cumprida. Muitas bolhas nos pés, dores e aquela sensação de dever cumprida.

Vamos que vamos que a prova está chegando!!!

Abraço a todos!!!

Léo Freitas

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Retorno do trabalho - Correndo

Olá Pessoal,

Nesta semana acabei ficando sem carro para ir para o trabalho. Achei ótimo!!! Sendo assim decidi voltar para casa após o trabalho correndo.

Coloquei minha roupa de treino em uma mochila e fui trabalhar de ônibus. Ao final do expediente, troquei de roupa e quando fui sair do escritório muitos me olharam de forma estranha como se eu fosse de outro planeta.

O trânsito do lado de fora estava muito grande e comecei a correr e tive uma sensação muito boa de liberdade. Sempre que volto para casa me estresso com esse congestionamento maluco de Belo Horizonte. A sensação foi muito boa. Não gastei muito tempo para chegar em casa, em torno de 35 min. Corri de forma despreocupada, sem pace, distância, etc. Apenas curtindo e relaxando a mente depois de um dia de trabalho.

É preciso tomar bastante cuidado visto que em geral os motoristas não respeitam pedestres. Por incrível que pareça, alguns carros até pararam para eu passar. Além disso, como está escuro, deve-se tomar cuidade com as irregularidades da pista, calçamento, etc...

Cheguei em casa bem e com uma sensação muito boa de não ter enfredo o trânsito e ainda aproveitei o tempo para treinar.

Gostaria de dividir isso com vocês e dizer que vale a pena o esforço de ir de ônibus, levar uma mochila, trocar de roupa em prol da saúde e do bem estar.

Experimente!!!!!!!!!!!!!!

Um abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

domingo, 1 de agosto de 2010

Sky Race - Lafuma

Olá Pessoal,

Mais um final de semana com treinos Cross-country preparando para a Ultra do Chile. Foram 27 km pelas montanhas do Retiro das Pedras. Deva vez tive a companhia de um grande correr, o Adalto, que fez 50 km no total treinando também para uma prova de ultramaratona.

Aproveitei o treino para estrear meu novo tênis enviado pela Proativa que vem me apoiando nos treinos e competições. O tênis é muito bom e fiquei imprecionado com a qualidade e conforto. Abaixo segue uma revisão do tênis e alguns comentários. Vale a pena para quem corre em trilhas e estradas de terra.

O tênis apresenta o sola Vibran com alta resistência e contato com o solo (Figura abaixo). Nas descidas com cascalho e nos terrenos escorregadios é possível observar a excelente aderencia.



A entressola é composta por uma borracha Lafuma tri-density Phylon. São três tipos de borracha distribuido ao longo do tênis que tem como função distribuir a pressão e permitir as deformações nos pontos corretos. Na parte externa do tênis a borracha apresenta uma densidade menor permitndo assim uma maior deformação (Figura abaixo) de modo que o pé possa tocar no solo com a lateral de fora do pé e impulsionar próximo ao  dedo mínimo (Borracha de cor cinza e vermelha).


Na parte interna do tênis a borracha apresenta uma densidade maior (Figura abaixo) evitando assim a deformação (Borracha escura). Com isso se evita a pronação que consiste na pisada realizada no lado externo do calcanhar e que posteriormente ocorre uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. 


Quando for escolher um tênis para corrida procure sempre observar com o entressola é distribuida e procure adequar ao seu tipo de pisada mas em geral dê preferencia aos tênis que apresentam borracha com pouca deformação na parte interna do tênis.

O forro do tênis e a tela (Figura abaixo) apresenta grande transpiração evitando assim que o pé permaneça úmido e possa gerar possíveis bolhas.



A ligueta do tênis é acochoada garantindo assim um conforto na região superior do pé além do compartimento para guardar o cadarço do tênis (Figura abaixo).




Umas das coisas que mais me impressionou neste tênis foi o sistema de ajustes independentes para o cadarço (Figura abaixo) desenvolvido e patentiado pela própria Lafuma. Com isso é possível adaptar a todas as morfologias e principalmente ajustar ao longo das corridas em função das variações de terreno e das alterações causadas nos pés em treinos e provas longas.



Fiz alguns treinos com outras marcas de tênis para a categoria Trail e sem a menor dúvida o tênis M SKY RACE é muito superior aos disponíveis no mercado tendo um acabamento perfeito nas costuras, conforto, sistema de transpiração, amortecimento e solado. Terminei o treino com os pés perfeitos o que não havia acontecido na última vez que terminei com bolhas e com uma unha preta.

Aconselho a todos a utilizarem esse tênis e curtirem o visual por uma bela paisagem de trilhas e estradas.



Para mais informações sobre o tênis e produtos Lafuma acessem o site clicando aqui.


Um forte abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas