sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Meias

Olá Pessoal,

Hoje vou falar um pouco sobre meias. Embora pareça um tema simples é muito importante a escolha correta das meias a serem utilizadas em treinos e principalmente em competições. Muitas pessoas se preocupam com a escolha dos tênis, e estão certas, porém não dão muita importância para a escolha das meias. Por mais que um tênis seja confortável um bom par de meias é fundamental.

Em geral as meias apresentam diferentes tamanhos, alturas e espessuras de acordo com atividade a ser desenvolvida.

Para atividades mais simples como caminhadas curtas, academia e pequenas corridas as meias mais finas podem ser uma boa opção. Transpiram bem, apresentam um bom conforto e não esquentam muito. Como o atrito dos pés com o tênis é pequeno e o tempo de atividade é curto essas meias tornam-se uma boa opção.

A medida que a atividade vai se tornando mais extensa e os pés são mais exigidos com variações de terreno, por exemplo, torna-se muito importante adequar as meias utilizando modelos mais acolchoados. Para caminhadas e corridas longas, tanto em asfalto quanto em trilha, pedais longos, trekking entre outras modalidades que exijam longas horas de atividade a escolha corretas das meias é fundamental.

Uma boa opção são as meias com "cano" alto que evitam a formação de bolhas nos calcanhares e que apresentam uma maior espessura aumentando assim o conforto. Porém, se a meia não estiver muito bem ajustada aos pés o movimento interno dos mesmos em contato com o tênis pode gerar bolhas. A utilização de duas meias pode ajudar a solucionar este problema. A meia mais fina se ajusta aos pés e a meia mais grossa dá o conforto necessário para a realização da atividade. A transpiração fica um pouco prejudicada mas sem a menor dúvida é melhor sentir um pouco mais de calor que realizar alguma atividade com bolhas nos pés.

De toda forma é muito importante testar diversos modelos e ir adequando a cada tipo de atividade de modo a propiciar o melhor conforto e rendimento.

Eu testei diversas meias da marca Lorpen ao longo deste ano em diversas atividades diferentes e aconselho a sua utilização.

No Ironman Brasil deste ano utilizei a Meia Multisport Coolmax® Light Shorty (XBTF) durante 6 horas de pedal (180km) e depois corri uma maratona (42km) e terminei sem nenhuma bolha nos pés. Neste caso a escolha se deu pelo fato de que o pedal é uma atividade que não causa tanta mobilidade interna dos pés com a sapatilha e a corrida ocorreu em trecho plano e de asfalto. Por isso, optei por uma meia de acolchoamente e "cano" intermediário que me propiciou uma ótima transpiração e conforto.

Para a Ultra de Los Andes que vou disputar no próximo mês a opção será por uma meia mais espessa e que apresenta "cano" longo. Como se trata de uma prova longa (80km) e com um percurso em trilhas com muitas subidas e descidas, os pés serão muito exigidos e por isso será necessário aumentar o comforto. Irei utilizar neste caso duas meias: Meia Polycolon® Liner (CIP) e a Meia Multisport Coolmax Crew.

Existem outros modelos que podem ser vistos no site da Lorpen.

Um dica muito importante: Nunca teste nada durante a competição. Tudo que for utilizar em uma prova já deve ter sido testado anteriormente. Isso vale para tudo: equipamentos, roupas, acessórios, comida, etc. Lembre-se que a prova é um reflexo do treino!!!

Um forte abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Equipamentos para a Ultra

Olá Pessoal,

Resolvi escrever a partir de hoje um pouco sobre os equipamentos que vou utilizar, alimentação, um pouco sobre treinamento, técnicas, tudo que aprendi nestes últimos meses me preparando para a Ultra de Los Andes.

Para começar vou falar um pouco sobre tênis. Esses dois tópicos já foram discutidos aqui anteriormente.

Com relação ao tênis vou correr com o Lafuma Sky Race. É um tênis sensacional desenvolvido com altíssima qualidade e que tem me proporcionado um grande conforto. Eu fiz um post especialmente sobre o tênis que pode ser visto clicando aqui.



A escolha do tênis é muito importante principalmente em provas de longa distância onde o conforto e a qualidade do tênis deve ser um dos pré-requisitos mais importantes.

Algumas dicas para seleção do tênis para corridas em trilha:
  • Verifique se o solado possibilita boa aderência para ser utilizado em terrenos escorregadios, cascalho, areia, etc;
  • Verifique se a entressola apresenta zonas com variação de densidade. Em geral os tênis para corrida em trilha devem apresentar um densidade um pouco maior, principalmente na parte interna do tênis visando diminuir/controlar a pronação que tende a aumentar em terrenos variados;
  • Verifique o forro do tênis. É muito importante manter os pés ventilados e secos o tempo todo. Com isso se evita o surgimento de bolhas e doenças nos pés;
  • Verifique o sistema de amarração do tênis. Com o passar do tempo os pés tendem a inchar sendo importante aliviar um pouco a pressão na região frontal do tênis;
  • Verifique as costuras internas do tênis. A longo prazo pode gerar bolhas nos pés.
Essas são algumas dicas. Fique atento e observe bem o tênis antes de comprar e tome muito cuidado com os vendedores que na maioria das vezes não entendem muito de tênis e procuram "empurrar" o mais caro.

Eu testei vários tênis de trilha esse ano e digo que o Lafuma Sky Race é sem dúvida o melhor deles. Não vou citar as outras marcas que testei pois todas me deram bolhas nos pés, pressão na parte superior do pé e estragaram muito rápido.

O próximo post será sobre meias e algumas técnicas para evitar bolhas nos pés.

Um forte abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Saindo do furacão

Olá Pessoal,

A semana passada foi muito especial para mim. Fiz apenas 2 treinos de corrida mas que valeram muito a pena.

O primeiro foi na quarta. Apenas um giro de 18km mantendo um ritmo de 5'10"/km.

No sabado era o grande desafio. Correr, andar e arrastar por 11 horas. Acordei as 3h da manhã preparei tudo e fui para o treino. Comecei no Belvedere até amanhecer quando já tinha rodado 30km. Em seguida me encontrei com o Adalto (Grande ultramaratonista) que me acompanhou no restante do treino. Subimos a BR040 até o Retiro das Pedras e rodamos lá dentro com subidas e descidas. O percurso foi um pouco duro. Aproveitei para testar os bastões Azteq que pretendo utilizar na prova. Eles me ajudaram muito nos trechos de subida. Corremos dentro do Retiro uns 15km e depois iniciamos a descida para o Belvedere chegando lá com aproximadamente 74km percorridos. Já não conseguia mais correr. As pernas estavam travadas e sentia muitas dores. Porém, o treino não havia terminado. Segui caminhando, caminhando e caminhando. Neste momento chegou o João (Treinador) para dar aquela força de final de treino. Consegui até correr 1km mas as pernas já estavam no fim... Voltei a caminhar até o relógio marcar 11h de treino e 86km percorridos.

Esse foi o treino mais longo que já fiz de corrida e agora me sinto mais forte e preparado para o grande desafio de correr 80km na Cordilheira em outubro.

Um forte abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

No olho do furacão!!!

Olá Pessoal,

Chegou a fase de pico para a Ultra de Los Andes. Essa é a semana crucial para o treinamento visando atingir o condicionamento máximo para a prova. Comecei a semana com treino de natação forte aumentando o VO2 ao máximo, duas sessões pesadas de treinamento funcional, ontem fiz um giro de 18km de corrida para 5'10"/km e hoje outro treino pesado de natação. Agora é descansar para encarar o grande desafio de sábado: 11h de corrida saindo as 4h da manhã. Passando por esse desafio estarei em condições físicas e psicológicas para enfrentar a Ultra de Los Andes.

Na próxima semana tenho consulta com o nutricionista para ajustar a alimentação para a semana e o dia da prova. Neste tipo de prova qualquer detalhe faz muita diferença. Pequenos erros podem se propagar e o preço pode sair bem caro. Todos os detalhes devem ser analisados e ajustados agora.

A partir de semana que vem começa uma "descida" visando recuperar e descansar ao máximo para chegar no auge do condicionamento do dia da prova.

Vamu que vamu!!!

Abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Ultra chegando...

Olá Pessoal,

A Ultra de Los Andes está chegando... O frio na barriga começa a aumentar...
Passagem, hotel, tudo pronto. Agora é a fase final de treinamento e depois o tão sonhado descanso.

Neste final de semana fiz um treino mais tranquilo de 13km no sábado e 23km no domingo. Ainda estou sentindo dores na perna direita e resolvi intensificar as sessões de fisio e também os treinos de natação para dar uma relaxada e aliviada.

Neste próximo final de semana parto para o treino de pico que ainda não sei qual será. Estou esperando o técnico me revelar mas pelo jeito vem pedreira por ai. Passei relativamente bem pelos longos de 50 e 60km e acho que vem coisa em torno de 70 a 80km neste fim de semana. Mas correr provas longas é isso mesmo. Longas horas sobre os pés.

Ainda faltam alguns treinos noturnos para adaptação e na semana da prova estamos pensando em fazer uma inversão de horário pois como a largada é as 2 da manhã será muito importante dormir ao longo do dia e estar bem acordado pela noite. Porém, para isso, terei que ficar acordado alguns dias pela noite para forçar o corpo a dormir ao longo do dia.

Será uma prova e tanto!!!

Não sei se teremos mais brasileiros na prova além de mim, nos 80km e o grande George Volpão (Pepe) nos 50km. Vamos fazer força lá Pepe!!!

Vamos em frente que está chegando!!!

Abraço forte a todos e bons treinos!!!

Mais informações da prova http://www.ultradelosandes.cl/

Léo Freitas