domingo, 13 de fevereiro de 2011

Treinamento - Patagônia Run

Olá Pessoal,

Há tempos estou querendo escrever sobre este assunto mais quase nuca sobra tempo. Gostaria de contar para vocês como está sendo o meu treinamento para a Patagônia Run que será realizada no dia 16 de abril na cidade de San Martín de Los Andes.

Iniciei os treinamentos no início de dezembro fazendo apenas rodagem com volumes pequenos e baixa intensidade. Neste momento o objetivo era ganhar condicionamento físico visto que estava a bastante tempo sem treinar. Todos os treinos foram realizados em asfalto e priorizado o percurso mais plano. É uma fase muito importante para que o corpo comece a se adaptar novamente aos treinos para posteriormente aumentar a carga e o volume. A todo foram 18 treinos com volume total de 261 km.

No mês de janeiro iniciei a fase específica onde a intensidade dos treinos subiram muito. Foram muito treinos intervalos, tiros (plano, subidas, escadas). O objetivo foi aumentar o meu limiar anaeróbico e VO2. O volume também foi aumentado aos pouco juntamente com os treinos de trilha e estradas de terra. Neste tipo de terreno a prioridade foi iniciar de forma controlada sem desníveis muito grandes e terrenos menos técnicos. No final do mês fiz um treino de asfalto de 30km para 4'35"/km. A todo foram 21treinos com volume total de 348 km.

Neste mês inicie a segunda fase específica e sem dúvida a parte mais difícil do treinamento. Iniciam os longos acima de 40km em trilhas técnicas visando adquirir o condicionamento físico de resistência para a prova. Toda a base e a fase inicial específica serão importantes para permitir a realização dos treinos de alto volume tanto durante a semana quanto nos longos do final de semana.

Neste sábado fiz 40km em trilhas muito técnicas nos arredores de Belo Horizonte. O desnível positivo chegou a 1350m. Senti bastante o treino pois foi uma semana com volume superior a 100km.

Nos próximos dois finais de semana serão realizados longos de 50 e 55 km. Os volumes irão aumentar ainda mais até próximo dos 70 km nos longos que deverá ser realizado faltando um mês para a prova (treino de pico).

Em seguida estarei entrando na fase de polimento onde os volumes começam a diminuir de forma progressiva visando chegar o mais descansado possível no dia da prova.

Até o momento realizei todos os treinos propostos por meu treinador (João Paulo) e assim seguirei dedicando ao máximo para fazer uma boa competição.

Um forte abraço a todos

Léo Freitas