domingo, 27 de novembro de 2011

2011


Olá Pessoal,

O ano de 2011 terminou para mim em outubro quando conclui a última competição que estava programada. Foi um ano muito importante e de grandes realizações no que diz respeito às questões esportivas. Gosto sempre de fazer uma reflexão sobre os lados positivos e negativos de tudo que aconteceu para seguir melhorando e evoluindo sempre.

Começo sempre a temporada no ano anterior, em geral em dezembro. Gosto de passar a virada do ano já em ritmo forte de treinos e fazendo força.

Como faço em todos os anos selecionei apenas três competições para participar. Prefiro a qualidade do que a quantidade e mais que isso, gosto muito mais de correr por ai do que competir.

Iniciei o ano treinando muito bem e muito forte. Consegui subir bem o volume e a intensidade dos treinamentos que me deram um bom condicionamento.

A primeira competição foi em abril (Patagônia Run - 84 km) na bela e inesquecível cidade de San Martin de Los Andes. Um lugar mágico repleto de belíssimas paisagens. A competição foi muito dura devida principalmente as condições climáticas enfrentadas com temperaturas negativas em grande parte do percurso. Fiz uma excelente prova e aproveitei muito as paisagens que estarão em minha memória para sempre. Aproveitei também para fazer bons amigos e conhecer pessoas fantásticas além de degustar belos pratos da região.

Após a competição tirei alguns dias de descanso e retomei os treinos mudando um pouco o foco. Priorizando os treinos de subida e força visando competir na Super Meia Maratona de Extrema (24 km). Uma das provas mais duras do Brasil.

Fui para a competição em péssimas condições devido a uma forte gripe, mas não queria deixar de correr essa prova. Foi uma prova realmente dura com baixas temperaturas e fortes subidas. Durante a prova tive um pequeno momento de desatenção e acabei me machucando, mas segui em frente fazendo força e terminando bem a competição. Tive que ir até o hospital depois da prova para fazer um curativo, mas nada demais. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente o George Volpão (grande corredor de montanhas) que sempre me dá forças e trocamos muitas ideias sobre corridas e qualquer outra coisa.

As semanas que se passaram após essa competição foram muito duras, pois a gripe se tornou uma sinusite e acabei ficando algumas semanas sem treinar. Foi um momento para decidir o que fazer no segundo semestre e aproveitei para me inscrever e correr novamente a Ultra Maratón de Los Andes na bela cidade de Santiago.

Iniciei os treinos em julho e consegui manter um bom ritmo, principalmente nas trilhas técnicas e com grandes desníveis. Para finalizar a etapa de treinamento fui para o Parque Nacional do Caparaó onde está localizado o Pico da Bandeira (Terceiro mais alto do Brasil). Fiz excelentes treinos de subida que me deram a confiança que precisava para a etapa final de treinos antes de seguir para terras chilenas.


Cheguei a Santiago nas melhores condições físicas e psicológicas que podia para enfrentar a prova de igual para igual com os grandes desta modalidade. Foram momentos duros e foi preciso manter o foco durante quase dez horas de competição. Consegui um excelente resultado e acima de tudo conheci muita gente e tive a oportunidade de conversar com grandes nomes deste esporte.


Após a competição me senti muito cansado fisicamente e psicologicamente devido ao grande acúmulo de treinos gerado ao longo ano e como não tinha mais nenhuma competição pela frente aproveitei para entrar de férias e descansar. É muito importante aceitarmos esse período. Foram momentos difíceis, pois muitas coisas aconteceram e acabei perdendo a motivação que ainda insiste em continuar.
Dos erros sempre surgem coisas positivas e aproveito o momento para refletir bastante sobre toda a temporada e buscar sempre o melhor.

Neste momento estou retomando os treinamentos e olhando para frente, pois 2012 já está começando...

Existem alguns projetos para a próxima temporada que serão discutidos e apresentados no momento oportuno!!!

Mensagem final: quando acordar com sono, preguiça, dias chuvosos e não quiser sair para correr lembre-se que a única maneira de alcançar os objetivos e sonhos é com perseverança e muita dedicação e acima de tudo fazendo aquilo com amor!!! Keep running!!!

Um forte abraço a todos!!!