Olá Pessoal,
Neste fim de semana fiz meu segundo treino longo para a Ultra Maratona de Los Andes que está cada vez mais perto. Foi um treino de 60km ao longo das montanhas próximas de Belo Horizonte.
O treino começou as 6:00 da manhã saindo do Alphaville em direção a Piedade do Paraopeba. No início um longo trecho em declive. Foram 12km até Piedade do Paraopeba. Segui em direção a Casa Branca em um percurso variado com grandes subidas e descidas. Como o treino era muito longo procurei manter o ritmo leve em torno de 6:30/km. Nestes treinos é muito importante manter o ritmo controlado e não abusar da velocidade pois pode sair caro no final.
Chegando em Casa Branca já estava com 22km e me sentindo muito bem. Tomei a estrada em sentido a Brumadinho e segui em frente. A idéia era percorrer 30km e em seguida iniciar a volta. E assim foi. Quando o GPS marcou 30km comecei o retorno. O calor junto com a baixa umidade e a grande quantidade de poeira fazia a garganta ficar seca o tempo todo. Procurei manter a hidratação e ingestão de sais e carboidratos para evitar problemas posteriores.
De volta a Casa Branca parei rapidamente em um mercado para comprar água, isotônico e coca-cola (funciona muito bem em treinos longos). Neste momento já estava com 38km e comecei a perceber que as pernas já não eram as mesmas e as dores começaram. Em treinos longos as dores são inevitáveis e o mais importante é manter o foco e seguir em frente. Não deixe a cabeça tomar as rédeas do jogo pois ela pode te derrubar em questão de instantes. A tendência natural do corpo é a situação de conforto e com isso você pode acabar desistindo achando que não está em condições, mas está sim.
Retornando para Piedade do Paraopeba fui negociando com o corpo alternando caminhada com corrida e tentando aliviar e não pensar nas dores. Cheguei em Piedade do Paraopeba por volta das 12:00 e o calor estava muito forte. Já estava com 48km percorrida e com aproximadamente 6 horas de treino. Fiz uma parada rápida no mercado para comprar novamente água, isotônico e a tão sonhada coca-cola (Estava pensando nela nos últimos 5km e já havia prometido para o corpo uma bem gelada).
Os últimos 10km eu já sabia que seriam os mais duros. Era uma longa subida de 6km e muito íngreme. Não conseguia correr e não insisti. Caminhei e caminhei muito. De Piedade do Paraopeba até o Alphaville tem mais de 500m de desnível e após 50km parecia que estava subindo o Everest. Fui em frente e procurei me manter motivado. Consegui correr um pouco no trecho final que é plano e após 7 horas e 46 minutos cheguei no Alphaville completando os 60km.
Missão cumprida. Muitas bolhas nos pés, dores e aquela sensação de dever cumprida.
Vamos que vamos que a prova está chegando!!!
Abraço a todos!!!
Léo Freitas
domingo, 29 de agosto de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Bela puxada hein? Não tem segredo, o lance é pé na estrada mesmo. Eu fiquei com 33K hj, já de bom tamanho :)
ResponderExcluirAbração e bom descanso!
LEO, SÓ PARA DIZER QUE PASSEI AQUI PARA VER SEU BLOG. SUCESSO PARA VC.
ResponderExcluirMirtza