Olá Pessoal,
Hoje vou falar um pouco sobre meias. Embora pareça um tema simples é muito importante a escolha correta das meias a serem utilizadas em treinos e principalmente em competições. Muitas pessoas se preocupam com a escolha dos tênis, e estão certas, porém não dão muita importância para a escolha das meias. Por mais que um tênis seja confortável um bom par de meias é fundamental.
Em geral as meias apresentam diferentes tamanhos, alturas e espessuras de acordo com atividade a ser desenvolvida.
Para atividades mais simples como caminhadas curtas, academia e pequenas corridas as meias mais finas podem ser uma boa opção. Transpiram bem, apresentam um bom conforto e não esquentam muito. Como o atrito dos pés com o tênis é pequeno e o tempo de atividade é curto essas meias tornam-se uma boa opção.
A medida que a atividade vai se tornando mais extensa e os pés são mais exigidos com variações de terreno, por exemplo, torna-se muito importante adequar as meias utilizando modelos mais acolchoados. Para caminhadas e corridas longas, tanto em asfalto quanto em trilha, pedais longos, trekking entre outras modalidades que exijam longas horas de atividade a escolha corretas das meias é fundamental.
Uma boa opção são as meias com "cano" alto que evitam a formação de bolhas nos calcanhares e que apresentam uma maior espessura aumentando assim o conforto. Porém, se a meia não estiver muito bem ajustada aos pés o movimento interno dos mesmos em contato com o tênis pode gerar bolhas. A utilização de duas meias pode ajudar a solucionar este problema. A meia mais fina se ajusta aos pés e a meia mais grossa dá o conforto necessário para a realização da atividade. A transpiração fica um pouco prejudicada mas sem a menor dúvida é melhor sentir um pouco mais de calor que realizar alguma atividade com bolhas nos pés.
De toda forma é muito importante testar diversos modelos e ir adequando a cada tipo de atividade de modo a propiciar o melhor conforto e rendimento.
Eu testei diversas meias da marca Lorpen ao longo deste ano em diversas atividades diferentes e aconselho a sua utilização.
No Ironman Brasil deste ano utilizei a Meia Multisport Coolmax® Light Shorty (XBTF) durante 6 horas de pedal (180km) e depois corri uma maratona (42km) e terminei sem nenhuma bolha nos pés. Neste caso a escolha se deu pelo fato de que o pedal é uma atividade que não causa tanta mobilidade interna dos pés com a sapatilha e a corrida ocorreu em trecho plano e de asfalto. Por isso, optei por uma meia de acolchoamente e "cano" intermediário que me propiciou uma ótima transpiração e conforto.
Para a Ultra de Los Andes que vou disputar no próximo mês a opção será por uma meia mais espessa e que apresenta "cano" longo. Como se trata de uma prova longa (80km) e com um percurso em trilhas com muitas subidas e descidas, os pés serão muito exigidos e por isso será necessário aumentar o comforto. Irei utilizar neste caso duas meias: Meia Polycolon® Liner (CIP) e a Meia Multisport Coolmax Crew.
Existem outros modelos que podem ser vistos no site da Lorpen.
Um dica muito importante: Nunca teste nada durante a competição. Tudo que for utilizar em uma prova já deve ter sido testado anteriormente. Isso vale para tudo: equipamentos, roupas, acessórios, comida, etc. Lembre-se que a prova é um reflexo do treino!!!
Um forte abraço a todos e bons treinos!!!
Léo Freitas
Nenhum comentário:
Postar um comentário