terça-feira, 12 de julho de 2011

Running Free

Olá Pessoal,

Muito tempo se passou desde a última postagem. Vou fazer um breve resumo sobre o que tem acontecido.

Depois da Patagônia Run resolvi mudar um pouco o método de treinamento e me dediquei a uma prova de montanha mais curta (Super Meia Maratona de Extrema). Uma prova muito dura com distância total de 24 km com muitas subidas e descidas íngremes. Básicamente aumentei o ritmo nos treinos e fiz alguns trabalhos específicos de força tanto nas seções de treinamento funcional quanto na rua.

A prova foi realizada no dia 11 de Junho onde tive a satisfação e o prazer de conhecer pessoalmente o casal George Volpão e sua namorada Jú Japa. Duas pessoas muito legais que fizeram o final de semana ser ainda melhor em Extrema. Embora estivesse gripado e com febre corri bem a prova terminando em 7º geral e 1º na minha categoria.

Depois dessa prova a minha gripe piorou bastante e fui obrigado a tirar 2 semana de descando para me recuperar. Voltei aos treinos mesmo fazem apenas 2 semanas e ainda sigo enfermo com uma sinusite que insiste em me perseguir.

Neste período parado aproveitei para refletir um pouco sobre todos esses anos correndo e cheguei a conclusão mais óbvia de todas: Porque treinar de forma tão metódica e seguir rigorosamente planilhas se isso não dá prazer? O verdadeira prazer está em colocar um tênis e sair por ai... Se as pernas estão boas vamos forçando um pouco, se estão cansadas alivia um pouco e assim vai... Isso não quer dizer que não seja necessário se preparar para uma prova mas sim de uma maneira mais livre... A vida já está repleta de compromissos e horário. Para que colocar mais horários, ritmo, intensidades, etc. no que é o momento mais prazeroso do dia.

Sei que aprendi muito com esses anos de treino com acompanhamento mas a cada semana, a cada mês estava se tornando mais chato seguir tudo a risca. Ficava imaginando sair no final de semana por ai para descobrir novos lugares e sempre me esbarrava com as planilhas. Aproveitei para me desligar do treinador e de agora em diante eu decido o que fazer e como fazer. É lógico que as coisas não são tão radicais e é preciso um pouco de bom senso mas nada de ficar preso aos números.

Comecei a vislumbrar a possíbilidade de ao invés de correr provas e participar de competições criar os meus próprios desafios e para isso estou agora aprendendo um pouco mais sobre GPS, programas de edição de mapas e tracklogs para começar ainda neste ano a correr longas distâncias por trilhas e parques Brasil afora.

Coisa simples: traçar uma rota, colocar no GPS, mochila nas costas e pé na estrada!!! Curtir e curtir!!! É para isso que eu corro. Para chegar em lugares que normalmente as pessoas não vão, sentar em uma pedra e apreciar a paisagem, subir pedras e montanhas da maneira mais livre possível!!!

Ainda vou participar de algumas competições mas me limito a fazer isso duas vezes por ano. No restante é aproveitar o que temos de melhor: as montanhas!!!

Tenho que agradecer ao grande corredor e montanhista George Volpão onde pude aprender muito com as nossas várias conversar sobre corrida e montanha e o quanto é bom e importante estarmos livres para correr!!! 

Sejam livres em entrem para essa equipe também: Running Free!!!

Um forte abraço a todos e boas corridas!!!

2 comentários:

  1. Isso é vida. Isso é correr.
    Hj, tive a mesma reflexão que vc.
    Pra que isso?
    Gostei da idéia de correr por aí. Eu tb tenho a idéia de pedalar por aí. Comprei uma road, para fazer tri, e fora algumas mudanças na vida, fico preso ao asfalto, eu quero poder pedalar por tudo.

    ResponderExcluir
  2. Leo, olha eu aqui só agora... ihihih. Já disse isso, mas quero registrar: também gostei muito de conhecer vc e rir naquele friozinho de Extrema! :)

    Assim como vc falou, também aprendo muito com George. Que bom tê-lo por perto <3.

    Quando será o próximo encontro?

    Fica bem, um beijo*

    ResponderExcluir