segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Parque Nacional do Caparaó

Bom dia Pessoal,

Faltam pouco mais de um mês para a Ultra Maratón de Los Andes a ser realizada na bela Cordilheira dos Andes, nas cercanias de Santiago do Chile. Visando adquirir um melhor condicionamento em subidas decidi passar alguns dias no Parque Nacional do Caparaó localizado na divisa de Minas Gerais com Espírito Santo para fazer alguns treinos de subida e altitude além de aproveitar para testar os equipamentos as condições climáticas.

No Parque Nacional do Caparaó está localizado o terceiro maior pico do Brasil, o Pico da Bandeira com 2890 metros de altura. O parque tem duas entradas: uma pelo lado mineiro localizado na cidade de Alto Caparaó e outra localizado no lado capixaba na cidade de Pedra Menina.

Fiz uma pesquisa e levantei diversos mapas da região incluindo cartas topográficas para fazer uma análise preliminar das distâncias a serem percorridas e do desnível ao longo dos trajetos. A Figura abaixo mostra um perfil altimétrico tomando como ponto de partida as duas portarias do parque chegando até o Pico da Bandeira.



Partindo da portaria em Alto Caparaó são aproximadamente 13 km de subidas em percurso que se inicia por estrada de terra e termina em trilhas. Partindo da portaria em Pedra Menina são aproximadamente 12km de subidas que também se inicia em estrada de terra e termina em trilha. De uma portaria a outra são aproximadamente 25km.

O perfil apresentado acima mostra o caminho principal até o Pico da Bandeira. Existem diversas trilhas secundárias ao longo do percurso que leva a cachoeiras e lugares muito bonitos.

Estarei viajando para lá na quarta-feira pela manhã e optei por ficar hospedado em Alto Caparaó (www.caparaoparquehotel.com.br) por estar mais perto de Belo Horizonte (Aprox. 371km).

Como treinamento serão 4 dias intensos. Tenho como objetivo treinar em torno de 40km por dias e acumular 10.000 metros de desnível acumulado.

No primeiro dia farei um treino mais conservador visando conhecer os caminhos e trilhas utilizando uma mochila um pouco maior me modo a garantir toda a minha segurança (roupas de frio, comida e água). Treino em torno de 40km.

No segundo dia, trocar a mochila por um cinto de hidratação que é o equipamento que possivelmente estarei utilizando na Ultra e realizar um treino em torno de 40km.

No terceiro a ídeia é iniciar o treino pela madrugada para testar as lanternas e atingir uma distância maior. Sair da portaria em Alto Caparaó até a Portaria em Pedra Menina e voltar com um total de 50km e desnível em torno de 3300m. Provavelmente o treino mais duro.

No quarta e último dia fazer um treino um pouco mais curto, em torno de 30km.

A idéia é aproveitar ao máximo o tempo e curtir bastante o visual, as cachoeira, a montanha.

Nos trechos que for preciso andar vamos andar e onde for possível correr vamos voar!!!

Estarei mandando algumas notícias de lá!!!

Um forte abraço a todos!!!

Léo






3 comentários:

  1. Grande Léo!

    Que vc faça ótimos treinos! Tudo vai dar tudo certo!

    Ah! Não esqueça de tirar muitas fotos lá, eim?! rsrs

    Abraço e boa viagem!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Leo! Foi um prazer tê-lo conhecido, ainda que de forma breve, no Parque Nacional do Caparaó. Desejo-lhe boa sorte em suas pretensões.

    Depois veja no link do FB algumas fotos de lá!
    http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2390114593854.139813.1280520299&l=b080e6806f&type=1

    Grande abraço.
    Haroldo Santos Filho

    PS: Cansamos só de ver seu treinamento. Codeloco....kkkk

    ResponderExcluir