domingo, 1 de agosto de 2010

Sky Race - Lafuma

Olá Pessoal,

Mais um final de semana com treinos Cross-country preparando para a Ultra do Chile. Foram 27 km pelas montanhas do Retiro das Pedras. Deva vez tive a companhia de um grande correr, o Adalto, que fez 50 km no total treinando também para uma prova de ultramaratona.

Aproveitei o treino para estrear meu novo tênis enviado pela Proativa que vem me apoiando nos treinos e competições. O tênis é muito bom e fiquei imprecionado com a qualidade e conforto. Abaixo segue uma revisão do tênis e alguns comentários. Vale a pena para quem corre em trilhas e estradas de terra.

O tênis apresenta o sola Vibran com alta resistência e contato com o solo (Figura abaixo). Nas descidas com cascalho e nos terrenos escorregadios é possível observar a excelente aderencia.



A entressola é composta por uma borracha Lafuma tri-density Phylon. São três tipos de borracha distribuido ao longo do tênis que tem como função distribuir a pressão e permitir as deformações nos pontos corretos. Na parte externa do tênis a borracha apresenta uma densidade menor permitndo assim uma maior deformação (Figura abaixo) de modo que o pé possa tocar no solo com a lateral de fora do pé e impulsionar próximo ao  dedo mínimo (Borracha de cor cinza e vermelha).


Na parte interna do tênis a borracha apresenta uma densidade maior (Figura abaixo) evitando assim a deformação (Borracha escura). Com isso se evita a pronação que consiste na pisada realizada no lado externo do calcanhar e que posteriormente ocorre uma rotação acentuada do pé para dentro, terminando a passada perto do dedão. 


Quando for escolher um tênis para corrida procure sempre observar com o entressola é distribuida e procure adequar ao seu tipo de pisada mas em geral dê preferencia aos tênis que apresentam borracha com pouca deformação na parte interna do tênis.

O forro do tênis e a tela (Figura abaixo) apresenta grande transpiração evitando assim que o pé permaneça úmido e possa gerar possíveis bolhas.



A ligueta do tênis é acochoada garantindo assim um conforto na região superior do pé além do compartimento para guardar o cadarço do tênis (Figura abaixo).




Umas das coisas que mais me impressionou neste tênis foi o sistema de ajustes independentes para o cadarço (Figura abaixo) desenvolvido e patentiado pela própria Lafuma. Com isso é possível adaptar a todas as morfologias e principalmente ajustar ao longo das corridas em função das variações de terreno e das alterações causadas nos pés em treinos e provas longas.



Fiz alguns treinos com outras marcas de tênis para a categoria Trail e sem a menor dúvida o tênis M SKY RACE é muito superior aos disponíveis no mercado tendo um acabamento perfeito nas costuras, conforto, sistema de transpiração, amortecimento e solado. Terminei o treino com os pés perfeitos o que não havia acontecido na última vez que terminei com bolhas e com uma unha preta.

Aconselho a todos a utilizarem esse tênis e curtirem o visual por uma bela paisagem de trilhas e estradas.



Para mais informações sobre o tênis e produtos Lafuma acessem o site clicando aqui.


Um forte abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

























Nenhum comentário:

Postar um comentário