sábado, 23 de outubro de 2010

Ultra Maratona de Los Andes - Resumo da prova

Olá Pessoal,

Segue abaixo um resumo da Ultra Maratona de Los Andes.

Sai de Belo Horizonte no dia 12/10 pela manhã e logo ao 12:00 já estava em Santiago. Fui direto para o hotel deixar as minhas coisas e logo em seguida fui almoçar e começar a fazer o "carregamento" de carboidratos. Como conheço bem Santiago não tive muitos problemas para encontrar um restaurante que faz uma bela macarronada. Após o almoço fui para o Mall Sports buscar o meu kit da corrida. Aproveitei o final do dia para fazer uma caminhada e soltar um pouco a musculatura. Na semana de prova não costumo treinar quase nada. Apenas alguns exercícios curtos para soltar a musculatura e relaxar. O trabalho já está feito e nestes dias o mais importante é se manter focado na prova e descansado.

Na quarta-feira aproveitei o dia para fazer umas compras na cidade e passear um pouco mas sempre preocupado com a alimentação, hidratação e com o frio. Sempre levo comigo um agasalho pois uma gripe ou resfriado a poucos dias da competição não é nada legal. No final do dia fiz um trote de 50 min e percebi que a temperatura estava caindo muito no final do dia e como a prova se iniciaria as 02:00 da manhã era preciso checar os equipamentos para a prova.

Na quinta-feira aproveitei o dia para começar o descanso pré-prova. Dormi um pouco mais e sai para comer mais massa e comprar luvas e uma toca que não estava esperando utilizar mas como percebi que o frio estava grande, seria importante utilizá-las pois a baixas temperaturas o corpo necessita de mais energia e o consumo de carboidratos tende a aumentar. A noite, fiz uma revisão em todos os equipamentos e verifiquei tudo minuciosamente. Agora era a hora de descansar o máximo.

De quinta-feira até sexta-feira a noite só me levantei da cama para comer. O restante do dia fiquei deitado dormindo, relaxando e principalmente visualizando a prova. Procuro me concentrar ao máximo nos dias que antecedem a prova e focar bem no que pretendo fazer.

O relógio tocou as 23:20. Saltei da cama, tomei um banho e comi bastante. Ainda tinha bastante tempo até a largada para digerir tudo. Arrumei tudo, tomei um taxi e as 01:00 estava chegando no local da largada. No local já havia bastante gente e o clima era muito legal e percebi que os atletas estavam animados para o início da prova. Caminhando pelo local da largada vi um rapaz colocando na sua mochila a bandeira do Brasil. Me aproximei e fiquei conhecendo o Enzo que além de correr provas longas também faz Ironman. Conversamos um pouco e demos até uma entrevista para algum canal de televisão.

Tudo pronto. Contagem regressiva e as 02:00 em ponto foi dada a largada. Os atletas mais rápidos sairam logo na frente. Eu tinha como estratégia sair um pouco mais forte pois tinha visto algumas fotos da prova do ano anterior e como o início da prova tinha muita subida e alguns riachos para cruzar achei melhor não ficar preso em fila e para não perder muito tempo.

Os primeiros 5km foram tranquilos e as subidas já começavam a se mostrar. Aproveitei estes momentos para caminhar e tentar descansar um pouco. Nos trechos planos e de descida o pessoal se soltava e corria muito rápido. A noite a visibilidade é baixa sendo necessária toda atenção com as pedras e desníveis. Neste momento estava correndo com um pequeno grupo e bem. Comecei a pensar que estava rápido demais mas como as pernas davam sinais positivos segui em frente. E assim fui. Os bastões foram muito importantes para ajudar nos trechos de subida e descida.

Não sabia exatamente em que posição estava e fiquei um pouco preocupado pois em provas longas manter um ritmo muito forte no início pode custar caro no final. De toda forma continuei no grupo e correndo rápido passando pelos pontos de apoio e controle dos km 12 e 23. Nos perdemos algumas vezes mas seguíamos juntos e perseguindo os dianteiros. Nos pontos de apoio procurava comer o máximo de frutas secas e hidratar ao máximo. Como são vários pontos de apoio e controle a tática era fazer tudo o mais rápido possível para ganhar tempo. Parece pouco mas é possível tirar a diferença dos dianteiros apenas nestes pontos.

O ar estava gelado mas eu estava bem agasalhado e a temperatura estava ajudando a manter o ritmo. No km 33 me entregaram a sacola com comida que havia entregue a organização horas antes da largada mas acabei optando em pegar apenas o Endurox R4 que sempre me ajuda nas provas longas. Neste momento percebi que o grupo tinha ficado no ponto e aproveitei para "atacar". Forcei um pouco nas subidas e consegui abrir uma vantagem considerável. Quando o dia começou a surgir apaguei a minha lanterna de cabeça para ficar ofuscado entre as montanhas e seguir abrindo vantagem.

Do km 33 ao próximo ponto de apoio e controle situado no km 44 corri sozinho e curtindo um pouco o visual. O percurso era duro o tempo todo e não dava para desconcentrar muito. Durante a noite torci meu pé 5 vezes devido as grandes pedras mas nestas provas a vontade é muito maior que a dor e consegui neutralizá-la e seguia em frente e cada vez mais animado.

No km 44 fui informado pelo Staff que estava em 13 geral. Fiquei assustado. Não imaginava que estava tão bem posicionado e neste momento tomei a decisão que vinha me perseguindo nos últimos quilômentros. Forçar ou não forçar? Resolvi que era hora de dar tudo e tentar abrir ainda mais dos que vinham atrás e tentar me aproximar dos que estavam a frente e era visual. Aproveitei o trecho plano e "toquei o terror". Corri muito forte e no próximo ponto de apoio e controle no km 52 já estava junto com um colombiano.

Neste momento estávamos a 2400m de altitude e tinha pela frente uma subida muito dura atingindo os 2600m. Alternei de posições com o colombiano durante a subida. Avistamos mais um adversário e o colombiano partiu para o ataque. Neste momento estava sofrendo muito e desisti de ir junto com ele mas fique o mais próximo possível e acompanhando a disputa pela 11 posição. Ao chegar aos 2600m se iniciou uma grande descida e comecei a me sentir melhor e aproveitei para me aproximar dos adversários. O colombiano travava uma briga dura com o outro competidor que resolveu dar tudo e abriu, e abriu muito.

Cheguei no ponto de apoio e controle do km 61 e o colombiano estava lá e bem cansado. Aproveitamos para conversar um pouco e seguimos juntos. Ele também estava estreando na distância e bem feliz com a colocação. Foi muito legal. Neste momento esqueci um pouco que estava em uma competição e fomos correndo e conversando juntos. Passamos pelo proximo ponto de apoio e controle que já estava no km 67 e faltava pouco para terminar a prova. Sempre olhando para trás para ver se alguém se aproximava mas desde o km 33 ninguém mais havia me passado e não queria perder essa posição em hipótese alguma.

Fomos informados pelo Staff de que tínhamos 7 km até o último ponto de apoio e controle e depois mais 6 km de descida até a chegada e que havia uma grande subida pela frente. Tomei o máximo de líquido possível e segui correndo. O colombiano dava sinais de cansaço e tentei animá-lo, cheguei até a gritar com ele mas o sofrimento estava estampado na sua cara. Nestes momentos temos que ser mais fortes que a nossa cabeça. É uma guerra psicológica onde a cabeça tenta te convencer de que você está mal e cansado mas é preciso reagir e ser mais forte. É difícil mas essa é a diferença dos que conseguem ir mais rápidos. A dor é a mesma para todos porém conseguem bloqueá-la.

A última subida era realmente dura e o cansaço mais o sol quente castigava muito. Subimos devagar e fiz companhia para o colombiano. Naquele momento não importava mais a posição entre nós dois. Éramos companheiros. Quando chegamos no final da subida dei uma olhada para trás e percebi que estava vindo um outro competidor no início da subida e parecia que estava nos perseguindo e rápido pois fazia os trechos em que tínhamos caminhado, correndo.

E agora? Depois de correr praticamente sozinho desde o km 33 estava vendo minha posição indo embora. Tomei uma decisão. Tentar uma fuga. Falei com o colombiano que iria partir para uma fuga arriscada e que poderia quebrar ou manteria a posição. Ele me disse que não tinha mais condições de correr e que eu podia seguir em frente. Comi algumas coisas, tomei líquidos que levava e partir para a fuga. Concentrei ao máximo e comecei a fazer força dando o máximo de mim.

Cheguei no último ponto de apoio e controle, comi rápido, coloquei algumas frutas secas no bolso e comecei a descer. faltava apenas 6 km que pareciam uma eternidade. A descida era íngreme e exigia muito da musculatura já cansada. Procurei não pensar nas dores e cansaços e apenas me concentrei e forcei o rítmo (4:40/km). Quando terminei a descida o Staff me indicou o caminho e disse que era o último quilômetro e de asfalto. Olhei para a montanha e não vi sinal de nenhum competidor. Comecei a alternar corrida com caminhada e administrar a distância que eu tinha.

Já avistava o pórtico de chegada e ninguém mais poderia tirar a minha posição. Aproveitei para curtir os últimos momentos e cruzar a linha de chegada em 11 geral com o tempo de 10:26:44. Uma emoção muito grande e um prazer inesplicável.

Para mim foi uma estréia perfeita e estou muito feliz e gostaria de agradecer a todos que torceram por mim e que de alguma forma contribuiram para essa conquista.

Em especial gostaria de agradecer:

A Deus pela minha saúde e vida;
A minha família pelo apoio e torcida;
Aos amigos Petrus e Cristiano pela força, companherismo e amizade;
A Academia de corrida Alta Energia pelo apoio;
A Proativa pelo apoio e equipamentos fornecidos que sem dúvida fizeram a diferença;
Ao treinador João Paulo que vem me acompanhando nos treinamentos;
Ao fisioterapeuta Raphael Marques que vem fazendo um belo trabalho de treinamento funcional comigo;
Ao nutricionista Fabiano Kenji que vem acompanhando minha alimentação no dia a dia e nas competições;
Ao Pepe que me deu várias dicas de montanhismo e equipamentos e que me ajudaram muito e aproveito para dar o parabéns a ele pela conquista na prova de 50km.
E ao Adalto que fez um treino longo comigo e ficou correndo ao meu lado por mais de 8 horas.

Um forte abraço a todos!!!

Léo Freitas

P.S: Em breve o calendário 2011 de competições. Vamos com tudo!!!  

2 comentários:

  1. Meus Deus Leo!!!!

    Me emociono com vc!!! Tamanha bravura, força e garra para completar brilhantemente uma Ultra Maratona deste nivel!!!
    Que Jesus continue te abençoando para continuar neste belo caminho de treino e dedicação que tens!!!
    Lhe desejo muitos sucessos para vc e sua familia claro!!!
    Grande Beijo
    Bruna :)

    ResponderExcluir
  2. Como diria o Cris: Parabéns Guerreiro! Mais uma batalha vencida. Grande exemplo de raça e superação! Um pouco desapontado com o precoce abandono do Tri, mas sei que a decisão é passageira.
    Abs
    Petrus

    ResponderExcluir