domingo, 11 de abril de 2010

Trail run

Olá Pessoal,


No feriado fui visitar a minha família na cidade de Itaúna e aproveitei a oportunidade para fazer um treino que há muito tempo estava planejando. Corri 28 km por estradas de terra que ligam a cidade de Itaúna ao Distrito de Córrego do Soldado. A sensação de ar puro e contato com a natureza é realmente algo indescritível ainda mais quando se está correndo. O percurso é duro com muitas subidas e descidas fazendo a musculatura trabalhar bastante.


Neste tipo de terreno é muito importante a atenção durante as passadas, pois as irregularidades podem provocar uma série de lesões e até mesmo tombos. O ideal é visualizar os obstáculos à frente e se preparar para as mudanças de trajetória que acontecem o tempo todo. Deste modo é possível evitar correr olhando para baixo e ser pego de surpresa.

Outro detalhe que observei é com relação à freqüência cardíaca e a velocidade durante as subidas. Quando as subidas são muito íngremes e contínuas a tendência é que a freqüência cardíaca se eleve rapidamente e a velocidade caia. Neste momento é melhor realizar uma caminhada rápida do que correr em ritmo muito lento. Com a caminhada é possível diminuir rapidamente a freqüência cardíaca evitando assim o acúmulo de ácido lático e conseqüentemente a fadiga muscular. É claro que correndo você estaria mais rápido que caminhando, mas pensando em longo prazo e em uma prova ou treino de longa distância esse acúmulo de ácido lático pode gerar um grande cansaço mais a frente. É importante usar a cabeça e deixar o ego de lado. Caminhar também faz parte de treinos e competições de longa distância.

Em vários momentos durante o treino passei por sítios e fazendas onde o gado estava solto ao longo da estrada. Outro erro que cometi foi utilizar uma blusa laranja que chamou muito a atenção dos animais. Ainda bem que nenhum gado correu atrás de mim. Neste caso é aconselhável uma cor mais discreta para tentar passar despercebido pelos animais.

Como de costume e já relatado aqui os cachorros estavam no meu caminho ou eu que estava no caminho deles. O fato é que ao passar pela entrada de um sítio três cachorros começaram a latir e vieram em minha direção. A primeira reação que temos é de correr mais rápido, mas isso não ajuda em nada. Ou melhor, atrapalha. Com o movimento o animal fica mais eufórico e corre em sua direção. O ideal é manter a calma, parar de correr e iniciar uma caminhada tentando passar pelos animais. Se o cachorro realmente quiser te morder ele vai conseguir, pois ele é mais rápido que você.

Correr em estradas de terra e trilhas é assim mesmo: repleto de aventura e adrenalina!!!

Forte abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário