domingo, 25 de abril de 2010

Pulse Two - Deuter

Olá Pessoal,

Diversas são as maneiras que utilizamos para nos hidratar durante os treinos de corrida. Quando iniciamos a prática de corrida com pequenas distâncias e com tempo inferior à uma hora não nos preocupamos tanto com a hidratação, pois as quantidades armazenadas no nosso corpo são suficientes para nos manter em atividade por esse período, exceto nos dias com temperaturas mais altas onde o nosso corpo desidrata de forma mais rápida. À medida que as distâncias e o tempo de treino vão aumentando a necessidade de se hidratar aumentam e com isso precisamos nos programar para a ingestão de líquidos durante os treinos. Nas competições tudo é mais fácil, pois os postos de hidratação já estão demarcados e geralmente a distância entre cada um é razoável não havendo necessidade de se preocupar em levar a sua própria bebida a não ser que julgue necessário. É claro, que existem algumas competições em que a hidratação é de responsabilidade do atleta com, por exemplo, algumas competições de “trail run”, em menor caso.

Mas nos treinos tudo é mais difícil então precisamos estar atentos a hidratação, locais para reposição das bebidas, etc.

Quando comecei a correr distâncias maiores costumava sair de casa com algumas garrafas a mais de água e isotônico e espalhar ao longo do percurso escondendo nos jardins das casas, debaixo do carro, etc. evitando assim correr com garrafas na mão. Não queria utilizar mochilas de hidratação nem mesmo pochetes achando que esses acessórios para hidratação poderiam me incomodar muito. A grande desvantagem era que estava sempre “preso” ao percurso e precisava calcular bem as voltas e o percurso para não ficar muito tempo sem me hidratar.

Algumas vezes acabei perdendo rendimento nos treinos por falta de hidratação e sem contar que com o tempo a bebida esquentava e tornava-se impossível bebê-la. Já estava cansado de ficar limitado aos percursos e com o passar do tempo comecei a praticar “trail run” onde todo o alimento e hidratação devem ser levados.

Os principais acessórios de hidratação para corrida são: mochilas e pochetes sendo que cada uma delas apresentam vantagens e desvantagens.

No caso das mochilas é possível transportar uma quantidade maior de líquidos (2 a 3 litros) e alimentos podendo o atleta ficar um tempo maior sem precisar encher o reservatório novamente. Considerando uma hidratação média de 700 ml/hora, em condições normais de temperatura seria possível correr por 3 a 4 horas. Uma desvantagem das mochilas é o calor gerado nas costas aumentando a transpiração e o peso a ser transportado. Muito indicada para treinos longo em locais que não existem possibilidades para comprar água e/ou isotônico. Ideal para treinos em estradas de terra e trilhas podendo transportar também kit de primeiros socorros, fita atlética, celular entre outras coisas.

As pochetes de hidratação são mais simples e acomodam de uma a duas garrafas de aproximadamente 700 ml além de pequenos compartimentos para transportar celular, chaves, algum alimento pequeno (barras de cereais, carboidrato em gel, etc.). São idéias para treinos mais curtos ou mesmo para treinos longos realizados em percursos que possibilitam a parada em mercearias, bares, padarias, etc. para encher novamente a garrafa. Por estar presa a cintura não gera tanto calor e peso como as mochilas de hidratação.

Tive a oportunidade de testar a pochete de hidratação Pulse Two da marca Deuter em um treino longo de corrida. Abaixo alguns comentários sobre o produto.


A pochete é feita com material totalmente transpirável e se acomoda muito bem na cintura. Pesa apenas 190 g e possui dois bolsos de tamanho razoável para transportar carboidratos em gel, celular, dinheiro, entre outras coisas. O local para a garrafa de água apresenta um elástico na porção superior para deixar a garrafa presa e evitar possíveis deslocamentos. No fundo um pequeno furo para que a água proveniente da extremidade externa da garrafa possa escoar.

Ao longo do treino parei algumas vezes para comprar água enchendo a garrafa e seguindo em frente. Levei comigo algumas pastilhas de SUUM para reposição dos sais minerais conforme já detalhado aqui no blog (Clique aqui) que foram dissolvidas dentro da garrafa e ingeridas. O treino foi realizado com sucesso e a utilização da pochete de hidratação propiciou fazer um treino longo com percurso bastante variado e mantendo os níveis de hidratação dentro do programável evitando assim queda de rendimento e desidratação.

Para conhecer mais sobre os produtos de hidratação da Deuter visite o site clicando aqui.


Um forte abraço a todos e bons treinos!!!

Léo Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário